Você está visualizando atualmente Nota de Repúdio – Basta de tanta violência!

Nota de Repúdio – Basta de tanta violência!

É com profunda consternação e indignação que o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro – SindilojasRio expressa o seu repúdio diante da alarmante escalada da violência que assola a nossa cidade e se solidariza com o seu associado, o empresário Marcelo Benchimol, vítima de um assalto brutal no último sábado, 2 de dezembro, em Copacabana. A este manifesto se une também o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio.

Mais este assalto e as cenas de arrastão e vandalismo que temos presenciado, repetidamente, mancham de forma indelével a imagem do cartão postal não apenas do Rio de Janeiro, mas do Brasil, somando-se a um histórico lamentável.

O Rio, conhecido mundialmente por sua beleza e cultura vibrante, está afundando em uma onda crescente de criminalidade que ameaça a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos.

É inaceitável que tenhamos que conviver com níveis tão alarmantes de violência, colocando em risco a vida dos moradores e visitantes, bem como comprometendo gravemente a atividade comercial. O comércio, que deveria ser um espaço seguro e acolhedor para os consumidores, também encontra-se sob a sombra do medo e da insegurança.

As autoridades competentes têm a responsabilidade urgente de adotar medidas eficazes para conter essa espiral de violência e devolver à população o direito básico de viver em um ambiente seguro. Exigimos ações concretas, investimentos significativos em segurança pública e uma abordagem estratégica para enfrentar as causas profundas desse problema que assola nossa cidade.

Os empresários do comércio carioca estão unidos em prol de um esforço coletivo para enfrentar essa crise, adotando medidas preventivas, colaborando com as autoridades e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e segura. É urgente que o poder público dê uma resposta à altura do que a situação exige.

É hora de nos unirmos como comunidade, rejeitando veementemente a normalização da violência e trabalhando juntos para restaurar a paz e a prosperidade em nossa amada cidade. O Rio de Janeiro merece mais, e é nosso dever exigir e lutar por um futuro melhor para todos.

Rio de Janeiro, 8 de dezembro de 2023

Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro – SindilojasRio
Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio.